3/19/2006

CP

Viajo muito em comboios da CP. Antes eram mais metálicos e com bancos pouco confortáveis. Hoje têm cores da “moda”, laranja, azuis forte e bebé, e corrimões (parecidos com os das casas de strip) vermelhos. Toda esta conjuntura de cor dá um resultado pouco harmonioso… e desapropriado! Ainda se os comboios andassem vazios, mas todas as pessoas com suas respectivas cores e cabelos e roupas e sacos e malotes, conferem-lhe toda uma estranheza e despersonalização tal que me chega a irritar. Todos olham de lado, ninguém se encara, ninguém sorri. Talvez só eu sorria perante isto tudo e até pelo facto de me sentir um pouco irritada com toda esta confusão.
A isto se chama transportes públicos. Gosto deles. Fazem-me sentir parte integrante de uma sociedade que rejeito e que me assusta. Pelo menos nestas viagens sinto-me parte de toda esta confusão de cabelos pintados de caju e madeixas louras e bigodes.
Cada viagem é diferente da outra.
Já fiz amizades, já tive conversas banais, todas elas com pessoas muito mais velhas que eu. Gosto das pessoas de mais idade, falamos a mesma língua!
Nos comboios de antes existiam janelas….
Não tínhamos música repetida 3000 vezes mas tínhamos janelas, mesmo de noite dava para ver para fora…. Agora sinto-me presa aqui dentro! Não posso desfrutar da paisagem, são só as pessoas!
Malditos vidros espelhados! Claustrofobia generalizada, perfumes intensos, maus cheiros, barulho, ruído.
Preferia os comboios de antes eram mais cinzentos mas brilhavam.
Adorava andar de comboio, agora passo o tempo a escrever para me entreter… Há meses que não vejo as cegonhas e garças dos campos de arroz nem os próprios campos, nem as árvores nem as nuvens por causa dos malditos vidros espelhados!
Voltem comboios antigos, olho lá para fora e nem sei em que estação estou!
Sinto-me perdida e presa aqui dentro! Parece que vou dentro de uma caixa que passa por sítios indefinidos e todos iguais, o vazio!

2 Comments:

Blogger Gui said...

és mesmo uma grande escritora... porque não escrever um livro ou até mesmo umas cronicazitas??? :)
fico à espera, veia criativa não te falta...
beijo, aquele beijo... tu sabes

25 março, 2006 22:31  
Blogger Inês said...

já não andava de comboio há imenso tempo e é algo que me dá imenso prazer. quando entrei nestes novos pensei... ah, ao menos não cheira mal. mas pouco depois apercebi-me que aquilo era assustador... só vemos o nosso reflexo! eu que adoro ver a paisagem, ver as luzinhas da noite a aparecerem, agora não há nada disso... e o tempo assim demora mais a passar.

fiquei triste. como tu.

11 maio, 2006 01:23  

Enviar um comentário

<< Home